Buscar
  • Luizinho Moreira

Não desista da política. Com a sua participação ela transforma a sociedade


As mudanças que tanto desejamos precisa começar em nossa comunidade.

A Campanha da Fraternidade 2019 trouxe como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. E como lema motivador “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, extraído do livro do Profeta Isaias (Is 1,27).

Inicialmente, é necessário entender a diferença entre a política pública e a política partidária. Grande parte da sociedade não sabe distinguir uma da outra e, por isso, na maioria das vezes perde o interesse e acaba deixando de contribuir para o bem-estar coletivo.

POLÍTICA PÚBLICA é aquela que é do interesse de todos, quando os governantes desenvolvem programas e ações para garantir e colocar em prática os direitos previstos na Constituição Federal e em outras leis. Ela é dedicada a assegurar o bem-estar de toda sociedade nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente, segurança, cultura, entre outras, independente de sexo, raça, religião ou nível social.

POLÍTICA PARTIDÁRIA, em síntese, é aquela que tem ligação partidária, quando as idéias e os ideais estão vinculados a partidos políticos. A disputa eleitoral, por exemplo, é um dos momentos que se exercita a política partidária.

Entenderam a diferença entre a Política Pública e a Política Partidária?

A escolha do tema deste ano é de grande importância, pois convida o cidadão a pensar o valor das políticas públicas, bem como entender como elas funcionam, como fiscalizar a sua aplicação e cobrar dos governantes mais ações.

O Poder Legislativo precisa promover debates com o objetivo de dar mais clareza ao tema do direito e da justiça, envolvendo entes representativos da sociedade civil, para que todos possam assumir gestos concretos para o bem da coletividade.

No atual momento em que vive o país, é preciso lutar pelos nossos direitos garantidos pelas leis. Por isso, o texto base da Campanha descreve, entre outros tópicos, o ciclo e as etapas de uma política pública, fazendo a distinção, também, entre políticas de Estado e de Governo.

Através do envolvimento dos agentes públicos, das associações, dos conselhos municipais, com a participação ativa de todos nesse processo, podemos contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, fraterna, humana e igualitária.


7 visualizações

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon