Buscar
  • Luizinho Moreira

É imprescindível lutarmos, desde já, por eleições autênticas


Em todo ano pré-eleitoral as regras para as eleições seguintes sofrem alterações. Isto porque a lei determina que qualquer nova norma eleitoral só é válida se entrar em vigor um ano antes das eleições.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Barroso, presidida pelo jovem vereador Eduardo Pinto, tomou a iniciativa de oferecer àqueles que querem concorrer a uma vaga no Legislativo, o “Seminário para futuros vereadores”. O evento acontecerá no dia 1º de outubro. E, pela sua importância, que seja o primeiro de muitos outros. Estamos realmente precisando.

Entretanto, vele lembrar que as adequações às mudanças impostas pelas leis são mais direcionadas aos políticos, aos pretensos candidatos. Mas, os candidatos e a própria sociedade terão mais um grande desafio nas próximas eleições: combater as fake news - notícias falsas – e as promessas mirabolantes, impossíveis de serem cumpridas.

As promessas ilusórias surgem por dois motivos: desconhecimento das atribuições do cargo ou má fé, pois, nesse caso, sabe-se que promessas atraentes seduzem o eleitor e, automaticamente, conquistam votos. A segunda, portanto, é a mais praticada e a mais difícil de ser combatida, lamentavelmente!

Se não houver uma forte campanha de esclarecimentos e conscientização, o uso de notícias falsas, utilizadas amplamente nas últimas eleições, pode estimular uma nova campanha política com mais inverdades ainda.

Debater este tema, agora, pode parecer prematuro, mas não é! Dizem que uma história falsa atinge as pessoas muito mais rápido do que a verdade. Isso comprova que a inverdade é mais resistente, por isso precisa ser combatida o quanto antes.

Portanto, que o seminário possa abrir a mente dos pretensos candidatos de todos os partidos políticos para que, juntos, possamos combater a utilização de “armas” desleais nas próximas eleições, em nome da nossa democracia, para o bem de todos.


9 visualizações

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon