Buscar
  • Luizinho Moreira

Quem odeia a política, favorece os bandidos da vida pública.


“O castigo dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus”- Platão


Muitos, por confundirem política com politicagem, não sabe que a política influencia diretamente em nossas vidas e que, por isso, dependemos dela todo o momento.

Entre várias definições, a política, praticada pelos benfeitores da coletividade, “é o ato legítimo de representar o povo, quando se busca utilizar do poder para defender os interesses de todos”.

Já a politicagem, praticada pelos malfeitores da vida pública, “são atos inescrupulosos que visam o benefício próprio e não coletivo. São ações de politiqueiros que querem se dar bem à custa do povo, com mentiras, barganhas e muitos outros atos injustos”.

Não há como solucionar os problemas coletivos, geralmente causados pela politicagem, sem a política. Por isso, ignorar a política ou deixar de votar é ceder espaços aos inescrupulosos, é contribuir para que, o que está ruim, fique ainda pior, é permitir que tudo permaneça como está.

Se as coisas estão ruins, boa parte da culpa é de quem ignora e “odeia a política”; daqueles que na última eleição votou sem analisar o comportamento do candidato e a realidade das suas propostas; daqueles que se recusaram votar, achando que políticos são todos iguais.

Mas, será que estamos certos em culpar apenas os políticos? Claro que não! A culpa é principalmente nossa, pela falta de interesse e de envolvimento por esse tema de extrema importância - a política - que não damos o devido valor.

Jamais ignore a política! É fundamental entender a diferença entre política e politicagem. Só assim será possível discernir a verdade da mentira, o certo do errado, o honesto do desonesto, o bem do mal e o que é bom do que é ruim.


Agora, se mesmo assim você permanecer odiando a política, prepare-se para passar mais quatro anos com as mesmas lamúrias.

Por fim, lembrem-se, quem não se interessa por política, não se interessa nem pela sua própria condição de vida. Ignorar a politicagem e os politiqueiros é o melhor caminho para melhorar a qualidade da política.

Reflita bastante sobre isso!

0 visualização

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon